05/02/14 - Agentes Penitenciários participam de evento da OAB Federal sobre Sistema Prisional

 

Agentes Penitenciários participam de evento da OAB Federal sobre Sistema Prisional

Os representantes dos agentes penitenciários falaram da realidade vivenciada pelos trabalhadores e solicitaram apoio da OAB para as agendas da categoria que podem contribuir pra superação da crise carcerária

     
          Representantes da FEBRASP e FENASP participaram nesta terça (04) do encontro da OAB Federal que discutiu a crise do cárcere no Brasil. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional da OAB, que convidou as federações de representação nacional para levarem pro debate, a realidade vivenciada pelo trabalhador penitenciário.

          A FEBRASP foi representada pelo vice-presidente Lenadro Vieira (DF) e pelos diretores José Roberto Neves (PR) e Wesley Bastos (DF). A FENASPEN foi representada pelo seu presidente Fernando Anunciação (MS) e pelo diretor João Batista (MT).

         O evento teve como palestrantes o jurista Miguel Reale Junior; o diretor geral do DEPEN/MJ, Augusto Rossini; a presidente do CONSEJ e Secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uilie Gomes, entre outros convidados do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. As manifestações foram pautadas na necessidade de politicas efetivas e de investimento no sistema prisional brasileiro, para superação da crise e para o combate ao crime organizado que age dentro das prisões.

         Os representantes dos agentes penitenciários falaram da realidade vivenciada pelos trabalhadores e solicitaram apoio às agendas da categoria, como a necessidade urgente de criação do marco regulatório da profissão e da inclusão do sistema prisional no texto da constituição federal. Também lembraram que a crise no Maranhão não é e exclusividade daquele estado, e alertaram que outros estados poderão sofrer dos mesmos problemas se medidas emergenciais não foram adotadas pelos governos.

         No evento foi criada uma comissão nacional permanente da OAB para o monitoramento da crise penitenciária no Brasil. Os representantes dos agentes Penitenciários se dispuseram a contribuir com essa comissão para levar pra ela o olhar dos trabalhadores que vivenciam o dia-dia das prisões brasileiras.

                                                

 

«Voltar
FEBRASP - Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários - 2014 ® Todos os Direitos Reservados